quarta-feira, 18 de março de 2015

O feito estava feito

Depois de ler o “post” de ontem, o meu amigo Júlio Pereira chamou-me à atenção para a injustiça que estava a cometer. Na época de 2009/2010 o Benfica jogou 17 jogos contra dez num total de 30 partidas para o campeonato. Nessa época disputaram-se 480 jogos com 86 expulsões, o que dá uma média de expulsões por jogo de aproximadamente 18%.

A probabilidade de ocorrência desta série de jogos a jogar contra dez é de aproximadamente 0,0002%. Não vale a pena fazer aqui os cálculos. Em 2009/2010, eram necessários cerca de 1,7 jogos para haver uma expulsão dos adversários do Benfica. Esta época, este rácio vai em 2,3 jogos. É uma diferença significativa, apara além do facto de nessa época a probabilidade de ocorrerem expulsões ser também menor (18% contra 21%).

Matematicamente ainda é possível bater o recorde da época 2009/2010? Claro que sim. Era necessário que se registassem mais dez expulsões nos nove jogos que faltam. Não basta uma expulsão por jogo. São necessárias 1,1 expulsões por jogo.

É necessário continuar a tentar, jogo a jogo, até ao final da época. Mas não quero gerar falsas expetativas. Não me parece que seja possível bater recorde de 2009/2010. Outras épocas virão. Outras tentativas se irão fazer. Não tenho nenhumas dúvidas quanto a isso.

5 comentários:

  1. Caro Rui,

    Assumindo-me adepto tanto do Benfica como da Matemática, deixo um comentário que espero construtivo.

    Acontece que estas probabilidades, na realidade, não têm significado. O cálculo da probabilidade de uma sequência de eventos só faz sentido quando as condições mantêm-se inalteradas. Claramente, este não é o caso (equipas diferentes, ambientes diferentes, alturas diferentes, etc).

    Portanto, juízos de valor à parte, este não me parece um raciocínio lógico que suporte a teoria em causa.

    Cumprimentos de um benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Este é o velho truque dos economistas especialmente. Definem os pressupostos. Se os pressupostos são aceites, o resultado é o que é. Face aos pressupostos o raciocínio é lógico.

      Esta análise teve imensas visualizações e comentários. Alguns tive que os apagar por má educação. Só teve esse resultados porque tem um fundo de verdade. Com este valor ou outro, os resultados do Benfica são estranhos. Se não fossem estranhos ninguém comentava nem se dignava a vir cá ler o que escrevi.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. "Só teve esse resultados porque tem um fundo de verdade."

      Olha que grande teoria que aqui está a ser lançada :)
      No mundo de hoje, onde todos têm opinião sobre tudo e comentam até o que nunca viram...
      Tem um fundo tem.
      Mas é só um fundo mesmo.

      Probabilisticamente falando, binominal ou Bernoulli fora do caso, acho que descobriu a pólvora para ter comentários.


      Eliminar
  2. Caro anónimo,

    Quer com isto dizer que probabilidades e estatística simplesmente não se aplicam ao futebol? Afinal de contas um jogo, seja ele qual for, implica sempre uma alteração das condições.

    Não sei se é profissional nesta área, mas se for o caso talvez fosse interessante trocar umas ideias com os seus colegas que trabalham em casas de apostas. Pode ficar com outra ideia acerca da potencial utilização do cálculo de probabilidades em muitas áreas de actividade.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João,

      É estranho como tanta gente desvaloriza os cálculos divertidos que para aqui se fizeram, mas vêm todos cá dizer qualquer coisinha. Consciência pesada?

      Um abraço

      Eliminar