domingo, 5 de outubro de 2014

Diferenças entre jogar com dez ou onze e com um ou dois avançados

Ontem, fui jantar com uns amigos meus. Vi o jogo contra o Penafiel pelo canto do olho. O suficiente para perceber o que se passou. O Marco Silva decidiu que voltaríamos a jogar com dez. O André Martins cumpriu com zelo o que lhe foi pedido: garantir que o adversário pudesse disputar o jogo durante uma hora. Depois de uma hora de avanço, tudo voltou ao normal e a normalidade fez-se resultado.

O Marco Silva joga com a defesa muito adiantada e, sobretudo, com os centrais muito afastados quando a equipa dispõe da bola. Os laterais avançam, o William Carvalho parte do meio e atrás, mas, rapidamente tem que andar por todo o campo, atrás e à frente, de um lado e do outro. Esta tática expõe os defesas centrais e torna visíveis algumas limitações, por agora, do William Carvalho.

Contra equipas como o Chelsea ou, até, o Porto, esta tática pode ser um autêntico suicídio. Contra a maioria das equipas do campeonato nacional, esta é a tática certa. A maior parte delas joga com o famoso autocarro e com um avançado, que se limita mais a correr atrás dos defesas, para impedir a saída da bola, do que propriamente a pensar em marcar um golo. Mesmo quando se isola, atrapalha-se com a bola, permite quase sempre a recuperação dos defesas, não tem jeito nem força para ganhar a zona central, o que implica que, se chegar a rematar, vai fazê-lo em condições muito desfavoráveis. Esse tipo de avançado, partindo isolado a trinta ou quarenta metros da baliza muito raramente faz golo. A maior parte das vezes, nem chega a rematar ou remata para a bancada.

Contra equipas como o Penafiel, jogar com um só avançado é dar descanso à defesa, sobretudo em jogos em casa. Não sei se se deve entrar logo com os dois avançados. Agora, quando jogamos com dois, o Slimani concentra-se completamente no que sabe fazer, que é metê-la lá dentro, deixando de andar a fazer apoios frontais e a deslocar-se para as laterais. Quando passámos a jogar com onze e com dois avançados, até parecia fácil. Resta saber se era possível com dois avançados que tivesse sido fácil desde o início. A rapaziada do Penafiel nos últimos trinta minutos já não estava em grandes condições.

Em síntese, jogar com onze é preferível a jogar com dez. Jogar com dois avançados, deixa o autocarro defensivo adversário em maiores dificuldades.

3 comentários:

  1. Caro Rui
    Todos concordamos que é melhor jogar com onze. De qualquer modo jogar com dez e treinar essa tática também pode ser positivo, pelo menos olhando à forma displicente e ligeira como nos carimbam de cartões amarelos. Não esquecer também que perante algumas equipas do nosso campeonato não é usual conseguirmos acabar com onze, daí que talvez seja melhor ir treinando com nove, ou dez ou com um onze fantasma.
    Abraço

    ResponderEliminar