quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A minha vida não é esta

Não tenho nem muito tempo nem muita paciência para ver e ouvir os tradicionais programas sobre bola que passam nos mais diversos canais. Aliás, é uma profusão de programas e de cromos a debitar generalidades que se alguém se desse ao trabalho de os acompanhar dava seguramente em maluco.

Por vezes, num “zapping” rápido antes de ir para a cama, apanho duas ou três frases de um destes programas. Ontem apanhei umas frases do Vítor Pereira. Não é um portento de eloquência, mas o homem sabe do que fala, contrariamente aos papagaios que o acompanham no programa. Disse uma coisa que me pareceu óbvia no jogo contra a Albânia e em quase todos os jogos da seleção. O Moutinho não consegue estar sem a bola. Se o colocarem em posições mais avançadas e a bola não lhe chegar uma e outra vez, recua para a receber no pé e avançar com ela para a passar a alguém.

No jogo contra a Albânia isso foi por demais evidente. Em vez de os nossos jogadores do meio-campo avançarem para receberem a bola mais à frente, passada pelo William Carvalho, recuavam sempre para cima dele para receberem a bola no pé. O William Carvalho passou a ser pressionado na saída da bola não só pelos jogadores da equipa contrária que estavam destinados a esse fim, mas também pelos seus colegas, mais os jogadores adversários que traziam com eles.

A construção de jogo entupiu, anulou-se o William Carvalho e faltaram sempre jogadores do meio-campo próximos dos avançados na zona frontal. Este foi um dos principais problemas da equipa portuguesa.

Não estou a advogar a candidatura do Vítor Pereira para selecionador nacional. Agora, com o Vítor Pereira, o Moutinho fez as melhores épocas de sempre. Não foi por acaso. Saber de bola a sério ajuda e muito.

5 comentários:

  1. VItor Pereira dá 10-0 ao Bento. Um dia o Chalana quase ganhava ao Bento num Sporting Benfica hehe

    ResponderEliminar
  2. O Vitor Pereira deve ser o tipo que pior imprensa teve nos últimos anos neste país.
    Se calhar interessava endeusar outros cromos que ai andam e/ou a estrutura do FCP e optou-se pelo discurso da estrutura isto e aquilo. Aliás, do mesmo mal sofreu o Jesualdo que nunca foi (na minha opinião ) devidamente valorizado.
    Por mim, e assumindo que era possível financeiramente, VP tinha sido a primeira opção para o Sporting.
    Confesso que também partilho da sua falta de paciência para os "paineleiros" que por aí andam, mas acho o VP e o Dani (embora diferente de VP) uma lufada de ar fresco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permita-me discordar, mais ou menos...
      Depois do jogo com a Albânia ouvi o Dani a falar... a dar conselhos sobre a forma de estar física e psicológica dos jogadores.
      Pensei... "um rapaz que acaba a carreira aos 27 anos, que podia ter sido muito acima da média e nunca quis, está a dar lições de moral sobre o que os outros podiam fazer... não é uma coisa muito certa"
      Não quero com isto dizer que ele não seja uma lufada de ar fresco, até porque não acompanho... logo não posso fazer juízos de valor, mas não gostei.
      A redenção é uma coisa perfeitamenrte normal mas se ele na altura dele (há 10 anos nada mais) não conseguiu inverter a sua espiral não deve na minha opinião dar lições de moral.
      Basco "O Leão"

      Eliminar
    2. Meus caros,

      O VP foi dos treinadores mais injustiçados do país. Isto tudo para se valorizar o cromo do JJ. O homem em dois anos com equipas muito curtas e com poucos recursos ganhou dois campeonatos. O cromo do JJ com equipa extensas em 5 anos, dispondo pelo menos em 4 delas das melhores equipas, ganhou dois campeonatos.

      O JJ é o verdadeiro artista português.

      SL

      Eliminar
    3. Caros,

      Não gosto de VP. Penso que nunca será grande treinador. Aquilo que tem de conhecimento técnico falta-lhe enquanto lider. Quando é que um treinador pode ser bom se não for lider ? Pensem no Peseiro por exemplo... VP parece-me mais equilibrado do ponto vista táctico (pelo menos sabe trabalhar melhor a defesa e as transições na perda de bola), mas ambos carecem de caracteristicas fundamentais para liderar grupos, ou pelo menos vedetas. Assim, concordo que VP seja uma lufada de ar fresco no opinanço televisivo sobre bola, mas fica-se por aí. Tenho mais esperanças no MS do que no VP.
      Por outro lado, Dani não me parece que acrescente alguma coisa a não ser o baixar da média de idades nesta "profissão". As suas opiniões parecem-me muito básicas e claramente tenho que concordar com o Basco: Quem o viu e quem o vê. É sem dúvida mais um seguidor da célebre frase de James Farrel:"Faz o que te digo mas não faças o que faço".

      RF

      Eliminar