sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Formação, seja isso o que for

Em férias temos tempo para tudo. Dantes, dedicava-me à leitura d’ “A Bola”. Agora, dedico-me ao “zapping” entre vários programas onde se discute futebol com o mesmo ar sério da crise financeira internacional ou das alterações climáticas.

Ontem, vi partes de um programa onde se falava do futebol de formação com as luminárias do costume. O melhor foi mesmo o Dani. Deu como grande exemplo o Ajax, onde esteve um par de anos e se destacou por não deixar dormir a vizinhança. Sobre o Sporting, onde atingiu a notoriedade que lhe permitiu ganhar bem a vida sem jogar a ponta de um chavo, nem uma palavra.

Em Portugal, a formação e o Sporting são uma e a mesma coisa (não basta dispor de umas equipas de iniciados, juvenis e juniores). Mas, como não se quer falar do Sporting sobre isso, para não se ter que elogiar, desenvolvem-se umas abstrações sobre o tema. Mais, fala-se da formação sem, num único momento, se refletir como é que o Sporting é tratado pela opinião pública e pelas instituições do futebol por esta sua aposta.

Não há política de formação que resista a um campeonato perdido por uma equipa com o Moutinho, o Veloso e o Nani com um golo metido com a mão. Não há política de formação que resista à não convocação do Cédric ou do Adrien. Não há política de formação que resista à sistemática crítica, antes, durante e depois do Mundial, à falta de intensidade, de maturidade e de outras coisas mais do William Carvalho (com a mesma ligeireza que se afirma que, com esses defeitos todos, existem pelo menos meia dúzia de clubes que estão dispostos a pagar por ele mais de trinta milhões de euros).

Nada de novo se avizinha este ano. O Paulo Bento continuará a fazer as convocatórias do costume. Descobrir-se-á mais um jogador qualquer que faz o lado direito, o lado esquerdo, o meio e, pelo caminho, ainda faz tapetes de Arraiolos, para não se convocar o Cédric. O Adrien continuará a ter todos os defeitos e será substituído pela Múmia do Tutancâmon. Um Cavaleiro qualquer será a grande revelação da época, tendo como prémio, por um lado, ser convocado para a Seleção e, por outro, a dispensa da sua equipa, esquecendo-se que esse Cavaleiro nunca marcará em várias vidas o mesmo número que golos que o Mané já marcou.


(A política de formação está a dar resultados este ano também no campeonato. Foi interessante ver o Cédric abalroado duas vezes, sem que tenha sido marcada qualquer falta, e sair lesionado ao intervalo. Os sportinguistas ficaram entusiasmados também com a expulsão do William Carvalho quando andam há anos e anos a ver outros grandes jogadores portugueses como o Javi Garcia, o Fernando, o Matic ou o Fejsa – para não falar do inacreditável Maxi Pereira - a distribuir fruta sem que nada lhes acontecesse)

9 comentários:

  1. É isso meu caro! Às vezes dá-me para sonhar e acreditar que um dia "isto" muda! Mas que ninguém acredite que o "balde gelado" da moda, é invenção recente! Os sportinguistas há décadas que o "descobriram"!...

    Continuemos neste "vale de lágrimas", que ainda por cima somos obrigados a pagar com língua de palmo!...

    Continuação de boas férias!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Antes de mais, obrigado. O que me irrita é que não se dê o mérito a quem o tem. Há gente que faz mudar as coisas. Há um antes e depois delas. É o caso do Aurélio Pereira e do Sporting.

      A evolução do futebol português e a sua projeção internacional muito lhe deve. Mas prefere-se elogiar o Jesus e outros assim.

      SL

      Eliminar
  2. Excelente reflexão. Que vou ter que citar em outros lados virtuais, sempre identificando a fonte.

    Um abraço e SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ia comentar precisamente o mesmo mas o caro Valdemar Iglésias antecipou-se, e muito bem.

      E a divulgação da fonte além de merecida é bem necessária pois, cavalgando a (magnífica) actual onda leonina, têm aparecido nalguns espaços virtuais apoiantes e comentadores com excessos de má-criação »com a arrogância típica de quem é convidado« (palavras de Homero que ao tempo, constava, ser simpatizante do Sporting).


      Cumprimentos,

      Abade Ferrão

      Eliminar
    2. Meu caro Valdemar,

      Obrigado. Reproduza à vontade com ou sem citação.

      SL

      Eliminar
    3. Caro Abade,

      Como vê, passei diretamente do Marx para o Dani sem passar pela casa de partida e receber os 2000 escudos da praxe.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Caro levezinho, eu como VERDADEIRO Sportinguista, só espero ver os alamos desta vida a deixarem o Sporting em paz e limitarem-se a comentar MERDA lá para os lados os Abutres dos nortinhos de alvalides e que mudem de clube e inventem um só para "eles" assim ao estilo de "sangue azul", eu sugiro-khes um "sportem croiquetes de portugale" AKA S&CP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro,

      Ainda bem. O que mais detesto é um FALSO sportinguista.

      Eliminar
  4. Até já se viu o Cédric a sofrer uma carga de ombro fora de campo e a ganhar um penalti com isso...:)

    ResponderEliminar