domingo, 6 de novembro de 2011

Domingos, o sobrevivente

É preciso urgentemente voltar a atarraxar as peças dos jogadores que não jogaram. Provavelmente, vai ser preciso atarraxar também as de alguns que jogaram hoje. A equipa está a desfazer-se.

Não fiquei a saber muito bem qual era o júnior da defesa. Parecia, toda ela, uma defesa de juniores, tal a tremedeira. O meio-campo já tinha entregue a alma ao criador ainda faltava mais de meia-hora para acabar o jogo. Salvou-se o Elias. Foi o único com fibra para os calmeirões do Leiria.

O Domingos fez tudo bem. Dos que sobravam, arranjou os melhores. Colocou o Pereirinha a jogar de início, para ter o Carrillo no banco como alternativa, caso fosse necessário agitar o jogo. Quando as coisas se começaram a complicar e ninguém se conseguia mexer, tirou o Capel, que estava naqueles jogos que nem para trás nem para a frente lhe saía nada de jeito. O André Santos entrou naquele seu jeito a correr em bicos-de-pés, saltando de nenúfar em nenúfar. Quando o Matias estava a entrar em coma - no segundo golo já tinha visto esvair-se o seu último sopro de vitalidade -, entrou o Arias e muito bem.

Mesmo assim, com excepção de um lance, o Leiria não teve oportunidades de golo. O perigo vinha mais das tremedeiras de uma defesa em permanente estado de ansiedade do que das jogadas do adversário. Como previa, o Wolfswinkel não podia acabar o jogo sem fazer o gosto ao pé.

Fazendo umas contas rápidas, estamos a um ponto da liderança; isto num campeonato pouco sério. Imaginem se fosse sério.

13 comentários:

  1. Caro amigo
    Concordo inteiramente consigo. O sofrimento está-nos no sangue. Mas vejamos as coisas pela positiva: ganhámos; recuperamos pontos face à concorrência e pelo que fui vendo da jornada, dos potenciais candidatos a qualquer coisa, nenhum jogou melhor do que nós.
    A notícia mais triste foi saber que o Cajuda ainda mora em Braga...não se pode ter tudo.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Bem, este jogo hoje foi dum nervosismo que até doeu. Tenho dedos em ferida de tanta unha mal roída.

    Não acho que tenhamos jogado mal, mas também não deslumbramos. Jogamos QB para poder ganhar este jogo e tivemos um grande Matías, que a jogar na sua posição natural, faz exibições destas. O Leiria mudou muito com o Cajuda, nota-se muito trabalhinho bem feito ali. Exemplo disso é que o Leiria que jogou contra o Porto não é nem metade do Leiria que jogou hoje em Alvalade. No fim fomos encostados às cordas por demérito próprio, mas também houve mérito do Leiria que arriscou muito na parte final. Trememos defensivamente porque o miúdo ainda não tem a experiência necessária para estas andanças (a falha no golo sofrido demonstra isso), no entanto, tem pormenores bastante interessantes e, bem trabalhado, poderá ter um futuro promissor. Acho que o Domingos arriscou nesse aspecto, mas não tinha alternativa, porque o Insúa não estava e o Rodriguez, mais uma vez não está bem fisicamente. Isto chega a ser irritante e precisamos mesmo de ir ao mercado buscar outro central.

    Em relação aos casos, existem 3 e apenas 1 discutível:

    - Edson devia ter sido expulso por pisar Wolfswinkel.
    - João Pereira devia ter seguido o mesmo caminho pela estupidez. Eu se fosse o Domingos dava-lhe cabo do juízo no fim do jogo. Estava complicado e com 10 ficava ainda mais. Para além disso, era vermelho directo (mínimo 2 jogos) e não jogava na Luz. Mais parvo não podia ser e parece que nem com o passar dos anos a atitude muda.
    - O penalti, para mim, é um discutível. Não consigo ter uma opinião concreta, mas ali depende da interpretação do árbitro (bem colocado). O lance é muito à queima, mas ele vai de braços abertos, o que também não será anormal, visto que está em queda. É complicado e eu não consigo assumir uma posição concreta. Em relação à expulsão, também digo o mesmo. Não mudou nada, mas é complicado saber se é para expulsão ou não. A bola vai para a baliza, mas ainda está lá o GR. Enfim, fico com as minhas dúvidas.

    Vitória importante e respectivos 3 pontos, com a benesse de ficarmos a 1 ponto da liderança. Para além de colocar pressão, também há mais margem de erro em caso de derrota, ou empate.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Caro A. Trindade,

    Depois das lesões, só quem fosse muito optimista é que poderia pensar que este jogo a ser fácil. Foi difícil, como esperava que fosse.

    Os nossos adversários, verdade seja dita, não estão a jogar nada. O Porto chega a ser aflitivo.

    De facto, Braga é demasiado pequena para podermos viver com o Cajuda. Mesmo assim, o penteado melhorou muito de há uns anos para cá.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge Antunes,

    Jogámos com os suplentes dos suplentes na defesa. O meio-campo, depois da lesão do Rinaudo, está em testes. No banco não tinhamos ninguém com grande jeito.

    Sendo assim, só podiamos ganhar da maneira que ganhámos; até porque há jogadores, como o Matias, que não aguentam o jogo todo.

    Estou de caordo nas expulsões. Quanto ao penalty, é daqueles lances que não aquece nem arrefece. Foi só mesmo para o Wolfswinkel não perder o hábito de marcar.

    Por último, os adversários estão a jogar pior. Os últimos jogos do Benfica e do Porto que vi foram uma desgraça. Mas ianda bem que o Porto não passou para segundo. Pode se que continuem a apostar no Vítor Pereira.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Só para dizer que o seguinte parágrafo: "O André Santos entrou naquele seu jeito a correr em bicos-de-pés, saltando de nenúfar em nenúfar." fez-me rir, e muito.

    Saudações leoninas,
    João Borba

    ResponderEliminar
  6. E não é que Domingos decidiu pelo triângulo invertido? Temos "mister".

    Como pontos mais positivos do jogo de hoje destaco naturalmente o resultado final, Matias a dar de si enquanto pôde, as estreias de Arias (quanto a mim, Pereirinha está arrumado esta época - isto se não sair em Janeiro) e de Ilori (esplendoroso o estádio a perdoar imediatamente o erro ao 34, numa altura em que as coisas podiam ter piorado muito e mais depressa do que pioraram).
    E o Carriço já está mais à vontade com a braçadeira, até remata à baliza de longe e tudo.

    Agora é aproveitar para recauchutar o plantel porque o mês ainda agora começou!

    ResponderEliminar
  7. Gosto sempre de dizer qualquer coisa no final dos jogos. Mas sem querer entar numa de "bota abaixo" terei de dizer depos do que vi ontem que, sem irmos ao mercado em Janeiro, só muito dicilmente poderemos ser campeoes.
    Numa liga de pernetas, é mau que não consigamos aproveitar. Mas a jogar assim, tão mal ou pior do que os rivais, é completamente impossivel.
    Ontem foi enervante e quase a levar-nos ao limite do suportável.
    É inadmissivel que contra uma equipe como o Leiria (mesmo dando-lhe algum merito pelo que fez) se acabe por cair naquela tremideira em vez de, com toda a tranquilidade, a partir do 2-1, ir á procura do terceiro golo.
    A falta de Rinauldo fez-se mesmo sentir. As alternativas não resultaram. O chamado "triangulo invertido" não funcionou. Shaars não gosta de jogar tanto tempo cá atras e faltou lá á frente.
    Mas Domingos tem de explicar isso aos jogadores. Porque tão cedo não teremos alternativas.
    As exibições da reviravolta fizeram-nos exigentes, mas o que vimos ontem não dá para repetir.Domingos tem de dar um grande puxão de orelhas aos jogadores.
    Para irmos á Luz fazer um bom resultado (parece-me que é isso que interessa, quaquer que seja a equipe que apresentemos)temos de ter outra postura.
    Parecem verdades de La Palisse mas torno a dizer que o problema principal está mais na postura do que em termos e esquemas tacticos. Temos de arregaçar as mangas e ter outra entrega. Temos de ser chatos e estar o mais possivel com a bola do nosso lado, sem errar a linha de passe.A pressão ter de ser alta e não podemos andar com malabarismos infantis.
    Em resumo não podemos errar sob pena de sofrermos, nesta fase do campeonato, uma grande desilusão.

    ResponderEliminar
  8. "O André Santos entrou naquele seu jeito a correr em bicos-de-pés, saltando de nenúfar em nenúfar." ahahahahah. Brilhante. :D

    Só resta esperar que ele encontre algum dia um sapo encantado e quando o beijar, que se transforme (o André Santos, não o sapo) numa besta qualquer carregada de testosterona, algo que claramente lhe falta. (e que após a lesão do Rinaudo, também faz falta ao Sporting)

    Excelente blog sportinguista. Prezo muito as opiniões de sportinguistas que não vivem na zona de Lisboa, pois parecem-me sempre opiniões mais lúcidas e menos influenciadas pela opinião pública reinante por cá no Sul.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Caro João Borba e Captomente,

    Estamos de acordo: o rapaz tem uma forma de correr absolutamente irritante. A isso acresce uma mania de conduzir a bola com a canela e sistematicamente aos trambolhões. A bola, com ele, nunca rola, vai sempre aos saltos.

    De facto, o pior que podia acontecer a um sapo era ser beijado por uma princesa e transformar-se no André Santos. Arranjem é um pricesa das outras, paguem-lhe o que tivrem que pagar, mas façam do rapaz um homem. A malta agradece.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Caro reflexivoleonino,

    Acho que ele não tem alternativa. O problema será com equipas com outro andamento, como é o caso do Benfica.

    Não estou assim tão entusiasmado com o Carriço. Não vejo melhoras. A diferença é que agora está menos exposto pela qualidade de posse de bola do Sporting. Os outros atacam menos e é só isso.

    Agora, o Árias parceu-me muito interessante. O Pereirinha já foi. Não tenho nada contra o rapaz, mas há um tempo para tudo. O tempo dele no sporting já acabou e é bom para ele e para o Sporting que concluam isso definitivamente.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Caro Fernando Sousa,

    Está muito pessimista. Aquela defesa não lembra ao diabo. Aquela defesa é mais do que uma defsa de recurso. Os titulares não são aqueles.

    O meio campo está em testes. Não sei se dá para jogar assim sempre. Mas em muitos jogos dá. É preciso arranjar um médio defensivo, mas sempre achei que essas coisas não devem ser assumidas pelas direcções e treinadores. É que essas afirmações desreponsabilizam quem lá está. É com os que lá estão que temos que contar.

    No ataque jogámos com o Pereirinha (sim, o Pereirinha) e ganhámos o jogo. O Capel estava com a cabeça da colaça gripada.

    Com os jogadores todos recuperados, não sou assim tão pessimista. É que também não vejo os outros jogarem melhor.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Caro Rui Monteiro:

    Voçe acha que eu estou pessimista mas eu acho que estou realista. Já cá ando há uns aninhos e embora não sendo adivinho (nem quero)os meus palpites têm dado quase sempre certos, embora não sendo como o outro que dizia e ainda hoje parece querer dizê-lo: "quase sempre tenho razão e raramente me engano". A ver vamos.
    Mas alguma coisa vai mal no reino da medicina desportiva do Leão. Não me lembro de nenhum clube com um indice tão elevado de lesionados /per "semana", como está acontecendo com o nosso. Preparador fisico especialista em Medicina desportiva e fisioterapeuta competentes precisam-se. Azar, dirão uns, ineficiência e descuido dirão outros. Que venha o diabo e escolha. mas para quando a equipe completa?. Acho que não a vamos ver ou ter no decorrer deste ano. Mas para gaudio de todos nós espero bem que nada disto se concretize no curto/medio prazo. Só no final da época....com os festejos
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Caro Fernando Sousa,

    O ritmo das lesões é preocupante. Mais, a maior parte delas são musculares. Dão a entender que alguns jogadores contratados são jogadores de risco.

    Isto, implica um maior cuidado não só no acompanhamento médico, mas sobretudo no tipo de treinos. Certos treinos não são para todos. Quero acreditar que a equipa técnica e médica estão cientes disto. Se não estão, aí é que as coisas são graves.

    SL

    ResponderEliminar