sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Domingos e o sportingómetro

Existe um novo medidor de sportinguismo: quem aguentar o Postiga e o Djaló mais jogos, continuando a dizer que não estiveram mal de todo, ganha. Eu já perdi. Perdi neste medidor e perdi a paciência para, depois deste jogo contra o Nordsjaelland, continuar a aturar as opções do Domingos. Continuo a achar que o Domingos é um excelente treinador. Agora, nem o melhor treinador do mundo pode aspirar ao que quer que seja com o Djaló e o Postiga. Por isso, ou existe qualquer coisa que não consigo perceber ou, então, vou ter que mudar de opinião sobre o Domingos.

Depois, as permanentes substituições do Wolfswinkel e do Rubio se não são para os queimar, parecem. O primeiro jogou noventa minutos contra o Beira-Mar, que não lhe correram muito bem (embora se diga que ele jogou sozinho na frente e não lhe chegou praticamente uma bola de jeito para finalizar), e agora nem entra sequer. O Rubio foi o avançado que fez a melhor pré-temporada. Marcou golos. Começou a época oficial, entrou em situações desesperadas uns minutos e mais nada.

Enfim, o Postiga e o Dajló continuam a ter todas as oportunidades quer joguem pouco, quer não joguem mesmo nada. É preciso continuar a apostar neles, como se se tratasse de uma questão de confiança e não de falta de jeito (testada e confirmada ao longo de anos). Os outros entram umas vezes e, depois, vão para o banco, perdendo, assim, confiança e transmitindo-se aos adeptos a ideia que constituem autênticos “flops” (não acredito, porque ninguém no seu juízo perfeito pode acreditar, que qualquer um deles, por pior que seja, possa jogar menos que o Postiga ou o Djaló).

13 comentários:

  1. se termina o prazo daqui a uns dias e ninguem quiser o Postiga e Yannick, vamos ter q aguentar com ele..o q vale é q acredito q o Capel e o Jefren tiram o lugar ao Yannick

    ResponderEliminar
  2. Os piores assobios de ontem foram os que dirigiram ao Patrício quando este demorava,e bem a repor a bola em jogo, porque a equipa estava toda acantilada lá atrás em vez de se estender no campo.

    Só isto mostra o quanto alguns percebem de futebol mas pronto é mais fácil assobiar o rapaz que pensar 2 segundos.

    Já quanto ao Djaló achei perfeitamente injusta a sua substituição pois quem deveria ter saído era Postiga, esse sim, uma verdadeira nulidade, e já em Aveiro fiquei com a ideia de que Domingos retirou Djaló quando este começava a entrar em jogo.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Estive cá a cismar numas teorias para explicar a onda sibilina cada vez que a redondinha chega aos pés do artista do gel e cheguei à conclusão inevitável de que se na segunda metade do século dezanove o Sporting já tivesse sido fundado o senhor Leopold Von Masoch teria sido indubitavelmente um fervoroso e sibilante adepto do nosso clube... Confesso que também não gosto do fraco futebol do rapaz e cá para mim ele não levantava o fôfo do banquinho a não ser em caso desesperado e sem alternativa, mas que diabo, o rapaz faz o melhor do pouco que sabe e assobiá-lo constantemente não o vai ensinar a meter a bolinha na baliza do antagonista, bem pelo contrário, de modo que acho eu que a malta da bancada e do assobio merece uma assobiadela ainda muito mais sibilante. Até porque me lembro sempre do Nani e do mesmo filme e estou convencido que este nunca nos vai render os milhões que o Manchester pagou...

    ResponderEliminar
  4. O Yannick não pode jogar nas alas e o Postiga não pode jogar sozinho à frente, nem podem estar os dois juntos em campo! Podem ser bons jogadores, mas caramba Domingos, não vês que ao querer te impor estás a queimar os jogadores e a distanciar-te dos adeptos?

    Enfim, eu desisto, só espero que o Jeffren e Rodriguez voltem rápido e que o Bojinov ganhe ritmo. Depois disso, se continuar a jogar Yannick e Postiga, fica tudo claro, os interesses pessoais valem mais que os do Club.

    Eu não quero ninguem fora da equipa, só quero que rendem o devido, é para isso que os adeptos pagam, não vamos ao estádio para assubiar, apesar de não o fazer pessoalmente, compriendo quem o faça porque neste momento quase provocam isso.

    Cumprimentos

    PS: Yannick só joga bem em contra-ataque e o Postiga para segurar o resultado.

    ResponderEliminar
  5. Rui,

    Não é possível achar que "o Domingos é um excelente treinador" e achar simultâneamente que põe o Sporting a jogar sempre com 9, como todos os dias te esforças por nos lembrar.

    E também não se pode achar que "o Domingos é um excelente treinador" e que não sabe gerir quem deve entrar, se o Wolsfwinkel se o Rúbio que já vimos a sério e nada de novo trouxeram à equipa.

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui, há que dar tempo.
    O Sporting jogou bem até, criou chances, é ir com calma para ganhar confiança para nos embalar, o Postiga tem feito bons jogos, não consigo perceber a embirrância que a grande maioria do Sportinguista tem com ele, mas são opiniões, mas não achoé que se deva criar um ambiente hostil aos nossos próprios jogadores...

    Ia também pedir, que me adicionasses à tua lista de blogs, o contrário já acontece.

    Cumprimentos,
    http://camisolaoito.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. O Postiga é como aqueles tipos, que nem são estúpidos, só que praticam muito a estupidez. Esses indivíduos quando estão sozinhos são pessoas simpáticas, falam muito ao espelho, e têm uma boa imagem de si mesmos. O pior é quando chega o momento de lidar com os outros, e aí praticam a estupidez, pois são arrogantes, narcisistas, e donos do mundo. O Postiga encarna esta personalidade, pois finta bem, domina bem a bola, e sozinho é um excelente jogador. Mas depois quando tem que lidar com os outros e com a expectativa dos outros só faz asneiras. Ora finta mais uma vez quando podia isolar o companheiro, ora tenta fazer um chapéu lindo quando um bico resultava num golo certo. Afinal, ele é o Postiga, e isso chega para ter lugar no Sporting. Para quê marcar golos em prol do clube?

    ResponderEliminar
  8. Em resposta ao Mike, se eu estivesse no estádio, bem que assobiava o Postiga. É ridiculo o que ele faz em campo. Constantemente apanhado em fora-de-jogo, sempre que remata sai à figura, só engonha, quando pode facilitar uma jogada, só a complica. Então diz-me...queres que um jogador que já teve desde o jogo com Olhanense, pelo menos 15 oportunidades para marcar, 5 delas flagrantes, seja aplaudido pelo esforço...sendo ainda por cima, ponta-de-lança?

    Se sim, se continuas a aplaudi-lo, então ai é que estamos mal...é a tua mentalidade que não podemos adquirir.

    http://espiritoleonino.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. Goste-se ou não do Yanick, goste-se ou não do Postiga, goste-se ou não do Patrício, acham que faz algum sentido estar a assobiar os NOSSOS jogadores? Ainda por cima no aquecimento?... lamentável.

    A continuar assim, nem será preciso ter em Alvalade adeptos de outros clubes, pq nós nos encarregamos disso.

    A malta que assobia o Patrício, acha que se ele der um bico lá para a frente mais depressa, vamos ganhar o jogo. E se for daqueles em que a bola sobe muito, melhor ainda... Eh pá, que cambada... da-se...

    Desculpem o desabafo, mas fico doente quando tenho de bancada estar a perguntar aos assobiadores se são do Sporting ou do raio que os parta!!!

    SL

    ResponderEliminar
  10. Caros leitores,

    Eu tenho uma camisola vermelha que não gosto. É minha mas não gosto dela. O facto de ser minha não altera a altra a minha percepção de quanto ele me fica mal.

    Isto serve para o Postiga. O Postiga não é só mau jogador, é um péssimo jogador de equipa. Quando um ponta-de-lança desperdica uma boa jogada desenvolvida pelos seus companheiros porque quer dar mais um toque ou rematar em "soupless" está simplesmente a desprezar os seus colegas como o seu trabalho . Isso é intolerável no futebol ou em qualquer trabalho de equipa.

    Não me apetece assobiar o Postiga. Apetece-me entrar em campo e dar-lhe um par de estalos, é o que me apetece.

    O Djaló é, apesar de tudo, diferente. Dá o que tem mas o que tem para dar é pouco. Depois, insistem em o colocar nas alas. Simnplemente não tem técnica para isso. Como segundo ponta-de-lança em equipas que joguem em contra-ataque, acho que a coisa ainda pode resultar. Mas, pronto, penso que tenta fazer o melhor para a equipa.

    Não é mais nem menos sportinguita quem assobia ou deixa de assobiar. Acho que não se deve assobiar porque o papel do espectador, enquanto o jogo decorre, não é esse. Agora, no fim do jogo não vejo qualquer problema nisso. Isto acontece no futebol e em todo o tipo de espectáculos.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Eu ca nao assobio. Nao assobio, mas, confesso, choro. Quando o Postiga joga, eu choro continuadamente. Nao consigo, o tipo toca-me no coraçao.

    Ontem, nao sei se reparam, mas ele partilhou uma receita com o publico, e nao esperou pelo fim do jogo. Nao percebi bem que prato era, mas levava alho...

    JPaulo

    ResponderEliminar
  12. Que partilhe essa receita, estou-me bem a cagar, e ele merece. Está a ser paga a preço de ouro por mês para fazer aquilo dentro de campo?

    ResponderEliminar
  13. Rui,

    Não posso concordar. Nunca gostei de analisar as coisas por sportingómetros mas na questão dos assobios no aquecimento a questão resvala já para a demência. Se se entende que ele é um mau jogador assobiá-lo vai fazer-lhe jogar melhor ou pior?

    E uma vez que Domingos não parece abdicar da sua condição de treinador, e que por isso conhece melhor do que ninguém quem tem à disposição, quem retira mais dividendos dos assobios aos nossos jogadores, seja no aquecimento seja durante o jogo? Os nossos ou os adversários?

    Visto sob este prisma a questão do sportingómetro faz todo o sentido ser colocada.

    Esta parece-me que é um aspecto incontornável para análise desta questão. O Rui acha que produziria melhores posts se, ao escrevê-los, estivesse alguém a assobiar-lhe?

    Ou, no exercício da sua profissão seria melhor a trabalhar debaixo de um coro de assobios?

    Não vejo os jogadores como frágeis peças de cristal pelo que não me repugna e até se justificam os assobios mas entendo que, não por causa deles mas no melhor interesse do nosso clube, eles devem ser feitos preferencialmente depois dos jogos.

    ResponderEliminar